CONVERSANDO SOBRE PONTOS RISCADOS

UMBANDISTA "A":
"Aqui na internet tem cada coisa que até os Umbandistas que não fazem uso da mesma duvidam, aqui encontramos uma série de Pontos Riscados pré-fabricados, o que é mais interessante que estes estão em diversos blogs/sites, daí vamos em algumas perguntas dos visitantes e percebemos os mesmos pedindo este ou aquele ponto, deste ou daquele Guia, ainda percebemos quando eles chegam com a conhecida pergunta "Qual a história da Entidade X ou Y?" O que interessante é que eles usam o argumento fundamentado que os Guias podem usar o mesmo nome, mas de forma alguma são os mesmos espíritos, aqui eu acho que eles estão corretos. Pensando dentro da lógica proferida pela mesma pessoa que repassa Pontos Riscados a resposta não deveria ser assim. Oras se os espiritos são diferentes então como pode ser o os Pontos Riscados os mesmos? Ponto Riscado não seria a identidade do espírito?

O que é interessante são os livros de Pontos Riscados e se caso pegarmos estes e levarem debaixo do braço em muitos Terreiros iremos perceber que são idênticos aos dos livros, então é este o motivo deste tópico, ou seja, trazer para o debate os Pontos Cantados pré-fabricados.

Entendam que não sou dono da verdade, mas o pouco que entendo de Umbanda assim eu aprendi e o que vocês acham sobre o assunto?

RESPONDENDO ALGUMAS PERGUNTAS A RESPEITO:
Em quanto tempo uma Entidade risca seu Ponto?

R- Eu tenho em mente que o telefone é de lá para cá e não de cá para lá e dentro desse eu penso que não há tempo determinado, tal como, não há tempo para as pessoas receberem suas Entidades, deixo claro a todos que em alguns Terreiros os Pais/Mães no Santo exigem que os mesmos sejam riscados em determinado tempo, ou que as Entidades só darão consultas após os pontos serem riscados, eu fui filho de uma Casa que o Pai no Santo (falecido) tinha quase 60 anos como Pai no Santo, no Terreiro tinha filho com quase 40 anos (no mesmo Terreiro) e ele nunca riscou um só ponto e seus filhos muito menos, nem mesmo fazia oferendas.

Qual o Ponto Riscado da Entidade X?

R- entendo que mesmo que determinada Entidade tenha os mesmos nomes são espíritos diferentes, ou seja, cada espírito é uno e assim sendo cada Ponto Riscado também assim o será de nada adianta eu repassar o Ponto da Entidade X ou Y, este só irá prejudicar na hora do mesmo ser riscado.

Existe Pontos Riscados que somente o médium e o espirito saibam os significados?

R- sim e detalhe nem tudo é explicado dentro do Terreiro no Ponto que lá for riscado e ainda pode a Entidade apresentar um outro Ponto onde este não será do conhecimento do Terreiro.

Apenas os Pontos Riscados são exigidos por alguns Pais e Mães no Santo?

R- não, em algumas Casas são cobrados o Ponto Riscado e o Cantado das Entidades, nas Casas mais antigas assim ainda funciona, estes Pontos Cantados são mais conhecidos como Pontos Cantados de Raiz, que infelizmente pouco podemos ouvir nos atuais Terreiros, muita melodia e rima e nenhum significado.

Os Pontos Riscados de uma Entidade com o mesmo nome não há semelhança alguma?

R- há semelhança, mas nunca é igual

Então é só riscar o Ponto e fazer o Ponto Cantado?

R- Não, esses tem que serem riscados/cantados e dar os fundamentos dos mesmos, ou seja, serem explicados".



UMBANDISTA "B":
"O ponto riscado é a assinatura da entidade, sendo assim, é uma maneira de identificarmos a origem e a veracidade da entidade. O ponto cantado é uma espécie de hino, que deverá ratificar a sua identidade.

No entanto, nenhum deles pode ser considerado infalível, pois quando lidamos com o animismo e a mistificação, verificamos que existem várias maneiras de nos enganarem. Um médium rodado pode muito bem conhecer cada um desses elementos com a sua vivência e, portanto, poderá repetí-los como se entidades estivessem se apresentando.

Quando vejo e ouço uma entidade, prefiro o olho no olho, que é uma maneira de verificar se ali tem uma entidade, um kiumba ou um médium atuando.

Frise-se que concordo que os Centros cobrem os pontos, mas não tenho a certeza absoluta da autenticidade da presença das entidades apenas com esses elementos".



UMBANDISTA "C":
"Mas o lugar onde eu me desenvolvi , a Dirigente, com o seu caboclo no desenvolvimento, pedia sim, que o medium na linha de caboclo e preto velho , ficasse diante do altar e incorporado cantasse o seu ponto (hino) e após riscasse o seu ponto. Ainda mais, o espirito deveria dizer também, qual o Exu que o acompanhava. Todo o seu fundamento era dito ao dirigente do terreiro. O que, para um medium inciante, era motivo de muito medo e insegurança.
Quanto aos pontos cantados, a gente sabe que há os corriqueiros que se cantam em quase todos os terreiros. Mas, aqueles de origem, de raiz realmente o Guia que riscou tem que trazer consigo, mesmo que já exista um Guia no Terreiro ou Existiu com o mesmo nome e com pontos cantados já ditados, esse Guia que riscará o ponto tem que trazer um novo ponto de raiz, seu ponto cantado e não usar um que já tenha no Terreiro.
Nós mediuns, não podemos copiar ou tentar fazer encantos copiados de outros . E sim, seguir exatamente o encanto dos nossos protetores.
Visto que se assim fizessemos ou fizermos, dará errado.
Cada medium, recebe uma missão a cumprir com uma determinada Entidade. Se a gente modifica a nossa missão, fazendo (encantos ou magias... ou firmezas que não tem nada haver) algo dará muito errado. Acho que quando isto ocorre, a gente vê mediuns completamente caidos na sua energia e na sua vida pessoal".



TEXTOS RETIRADOS DE UM FÓRUM DA COMUNIDADE POVO DE ARUANDA NO ORKUT, FALANDO SOBRE PONTOS RISCADOS "PRÉ-FABRICADOS"

Comentários

  1. Adorei a sua "esxpressão",forma direta de ir ao assunto,pois eu tenho muitas dúvidas,em relação ao meu desenvolvimento espiritual,de forma que o seu ponto de vista,tem muito em comum com as idéias nas quais defendo!
    Pois acredito que:mediunidade,não é receita de bolo,e sim a descoberta diária dos "ingredientes".
    Um grande abraço!!!!!!
    E se tiver interesse em trocarmos idéias sobre o assunto,o meu IMAIL é flaviaguerras@oi.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de seus comentários a respeito de pontos riscados. Realmente é necessário acabarmos com essa invasão de pontos pré-fabricados. O que é realmente necessário é que as casas umbandistas invistam mais em educação mediúnica e que os médiuns, entre outras coisas, aprendam os fundamento da Lei de Pemba, a fim de que possam receber das entidades os verdadeiros sinais, de forma mais segura e consciente.

    ResponderExcluir
  3. Adorei os comentários, hoje sou medium coroada em uma casa de Umbanda, tenho muitas dúvidas, as informações aqui postadas foram bem esclarecedoras.

    ResponderExcluir
  4. Reinaldo-Jundiai-SP:
    ''toda casa religiosa a pessoa tem de se dedicar de coração , corpo e alma, em nada duvidando! A vocês que frequentam terreiro, deixe a verdadeira energia dos Orixás fluírem de maneira que eles possam trabalhar nos médiuns! Lembre: Faça de coração e não duvide nas forças que emanam o Terreiro!! Saravá,....que Oxalá os abençoem.......


    e-mail:bonchune@ig.com.br

    ResponderExcluir
  5. MUITO PERTINBENTE SEU COMENTÁRIO, SOU INICIANTE, JÁ FIZ A OBRIGAÇÃO DE PEMBA E ME SURPREENDI COM TUDO, POIS NADA SABIA, MAS ELE MOSTROU-SE.

    ResponderExcluir
  6. eu amei o cometario e disso que precisamos saber pois eu frequento uma casa de umbanda ha 25 anos e nada sou ainda so sinto muita cobrança da minha entidade eu nao tenho cruzo como e pra ser so tenho amaci e meu pai de santo dissi que so falta meu voou de liberdade eu nao entendo

    ResponderExcluir

Postar um comentário