ORIXÁ DO MÊS DE SETEMBRO - XANGÔ

Comemora-se no dia 30 de Setembro o dia do Orixá Xangô, sincretizado por São Jeronimo. Ele foi doutor da igreja, nasceu na Dalmacia (Iugoslávia) no ano de 342.

Jeronimo, que significa "que tem um nome sagrado", consagrou toda a vida ao estudo das sagradas escrituras. Passava dias lendo vários autores. Por volta dos 40 anos foi ordenado sacerdote. É de São Jeronimo, a famosa tradução latina da Bíblia, chamada "Vulgata" (ou tradução feita para o povo ou vulgo) e que foi a Bíblia oficial para a Igreja Católcia durante 15 séculos. Foi viver na Terra Santa, numa gruta, onde permaneceu como monge penitente e estudioso, continuando as traduções bíblicas, até falecer em 420, em 30 de setembro, com aproximadamente 80 anos de idade.

XANGÔ não é São Jeronimo, mas historicamente ocorreu o sincretismo, a aproximaçao das "identidades" e por tal fato comemoramos o dia de Xangô no mesmo dia de São Jeronimo. XANGÔ é o senhor da justiça, seu poder se manifesta na pedreira. E aqui um ponto de contato com a "versão" do santo católico, que também se retirou para uma vida de estudo numa gruta que, em imagens, se assemelha a uma pedreira.

Seu símbolo é o machado de duas faces, significando que o machado tanto protege seus filhos das injustiças como os punem quando as cometem e utiliza estrela de 6 pontos que representa o poder equilibrador do universo.

XANGÔ é o orixá da justiça divina, com a balança de nossos atos na sua mão esquerda e seu machado na mão direita pronto para julgar e executar como bem diz a sua lei: "Quem deve paga, quem merece recebe", XANGÔ é também o irxá das pedreiras, o senhor daquilo que é imbatível, rígido que não dobra com facilidade.

Em seu arquétipo, XANGÔ é a razão, a sensibilidade do julgamento, a certeza da justiça. Vibremos com o nosso Pai Xangô neste dia!

Comentários

  1. Eu, como ser humano, posso pedir ao ORIXÁ DA JUSTIÇA q destrua ou acabe com todo o ESQUEMA POLÍTICO de uma NAÇÃO CORRUPTA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como filho de xango não podemos pedir por justiça e sim por misericórdia, pois como se vê no texto acima ele oferece mas também cobra a justiça até de seus filhos. Estamos aptos a pedir justiça? No nosso dia a dia fazemos coisas para conseguir vantagens que certamente prejudica alguém é esse alguém irá recorrer ao mesmo xango pedindo por justiça.

      Excluir
  2. Está correta a resposta do irmão, pois que, à Xango devemos pedir misericórdia e ajuda para sermos justos.
    Xango e a sua Justiça Divina enxerga todas as injustiças, e quanto já fomos injustos como os nossos ofensores não é mesmo. Portanto, muita prudência ao pedir justiça pra Xango, ele não tem dois pesos e nem duas medidas, e sim, é igual para todos, sem distinções. Mas ao pedirmos ajuda para Ele, sempre estará pronto para nos ajudar como um Pai amoroso e que cuida de seus filhos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário