MAIS UMA LENDA DE ZÉ PELINTRA



Zé Pilintra Valentão

Qualquer um que se aventure a traçar a trajetória de um mito, certamente descobrirá que em torno dele existe um sem números de histórias, muitas delas inverossímeis, entretanto, impossíveis de refutação. O mito sempre se confunde com a realidade e, deste modo, ninguém pode contrariar a fé dos crentes, sob pena de alienar-se do mundo vibrante e mágico que envolve as crenças populares.

Sobre o Zé Pilintra, existem várias histórias contadas de boca em boca, tão cheias de ousadia e mistério quanto as de outros mitos nordestinos tais como o cangaceiro Lampião e sua parceira Maria Bonita; o bandido Cabeleira; o cangaceiro Corisco e tantos outros.

Todos que conhecem ou ouviram falar de Zé Pilintra concordam ao menos em um ponto: ele era um pernambucano “cabra-da-peste” que não levava desaforo pra casa, frequentava os cabarés da cidade de Recife, defendia as prostitutas, gostava de música, fumava cigarros de boa qualidade e aprecisava a bebida.

Contam que nasceu no povoado de Bodocó, sertão pernambucano próximo a cidadezinha que leva o nome de Exu, à qual segundo o próprio Zé Pilintra quando se manifestava numa mesa de catimbó, foi batizada com este nome em homenagem, já que sua família era daquela região antes mesmo de se tornar cidade.

Fugindo da terrível seca de meados do século passado, a família de José dos Santos rumou para a Capital Recife em busca de uma vida melhor, mas o destino lhe roubou a mãe, antes mesmo que o menino completasse 3 anos e, logo a seguir se pai morreu de tuberculose . José dos Anjos ficou orfão e teve que enfrentar o mundo juntamente com seus quatro irmão menores. Cresceu no meio da malandragem, dormindo no cais do porto e sendo menino de recados de prostitutas. Sua estatura alta e forte granjeou-lhe respeito no meio da malandragem. Não apartava nunca de uma peixeira de seis polegadas de aço puro que ganhara de um marinheiro inglês com o qual fizera amizade.

Conta-se que, certa vez, Zezinho, como também era conhecido, teve que enfrentar cinco policiais numa briga no cabará da Jovelina, no bairro de Casa Amarela.

Um dos soldados recebeu um corte de peixeira no rosto que decepou-lhe o nariz e parte da boca. Doze tiros foram disparados contra Zezinho, mas nenhum deles o atingiu. Diziam que ele tinha o corpo fechado.

Naquele mesmo evento, Zezinho conseguiu desvencilhar-se dos soldados, ferindo-os gravemente, um dos quais veio a falecer dias depois. Antes que chegassem reforços, Zezinho já tinha fugido ileso, indo se esconder na casa do coronel Laranjeira, um poderoso usineiro pernambucano, protetor do rapazote. Contava ele, naquela ocasião com 19 anos de idade e por este fato passou a se chamar Zé Pilintra Valentão. Este apelido foi dado pelos próprios soldados da polícia pernambucana. Pelintra significa pilantra, malandro, janota etc.

Tempos depois de sair do esconderijo, Zezinho agora apelidado de Zé Pelintra Valentão, passou a fazer fama na cidade de Recife. Embora fosse querido por todos que o conheciam, não perdia uma briga e sempre saía vitorioso.

Gigolô inveterado, tinha mais de vinte amantes espalhadas pela cidade, das quais obtinha dinheiro para sua vida boêmia. Sempre vestido em impecáveis ternos de linho branco, camisas de cambraia adornadas por uma gravata de seda vermelha e um lenço branco na algibeira do paletó; na cabeça um chapéu panamá e os sapatos de duas cores compunham-lhe o tipo. Não raro poder-se-ia encontrá-lo sobraçando um violão pequenino, indo ou vindo das serestas, dos cabarés e botequins que frequentava. Nunca lhe faltava dinheiro no bolso, nem amigos para mais um trago.

Aos domingos, todos podiam ver Zé Pelintra Valentão entrando na Igreja Nossa Senhora do Carmo, no centro de Recife, para fazer suas orações. Dizia-se também devoto de Santo Antônio, lá estava o Zé Pelintra Valentão, impecável com seu terno de casimira, pronto para a procissão pela Avenida Conde da Boa Vista.

A morte de Zé Pelintra Valentão ocorreu misteriosamente. Conta-se que aos 41 anos, ainda muito moço, Zé amanheceu morto, sem nenhum vestígio de ferimento externo. Soube-se, entretanto, que Zulmira, uma das suas amantes, tinha feito um “trabalho” para ele. Tinha um filho, que Zé Pelintra recusava registrar como dele. Zulmira tinha um ciúme doentio de Zé Pelintra, e por causa dela ele já estivera envolvido em muitas brigas e confusões. Ela queria Zé Pelintra só pra si. Assim, contam que lhe dera um prazo de sete semanas para que ele deixasse as outras amantes e fosse para a sua casa no bairro de Tamarineira. Zé Pelintra não foi e acabou sendo envenenado. Zulmira, depois da morte dele, sumiu de Recife e nunca mais se soube dela nem do filho.

Comentários

  1. e a parte que ele foi de recife para o rio de janeiro?

    ResponderExcluir
  2. penso que não há uma estória oficial do referido personagem, pois já ouvi tantas que não estranharia ouvir que ele esteve em Nova York !!!. Nem a própria entidade na cabeça do médio, revela (até hoje...) a verdadeira história...então cabe a nós encarnados fantaziar-mos fatos que cabem muito bem em nosso mundo de sonhos e ilusões !!!

    ResponderExcluir
  3. Essa nao é a HISTORIA verdadeira, isso e uma LENDA , Dizem que a VERDADEIRA é aquela que ele vai para o RJ e é morto por um sargento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na minha opinião existem varios zé pilintras por isso existem varias historias

      Excluir
  4. Coomo o amigo veio discrevendo na historia que existe muitos zé pelintra ,mais sempre mantendo em mente , que zé pelintra e diferente de malandro da rua etc .

    ResponderExcluir
  5. Oii eu queria saber algumas coisas sobre o zé pelintra da calunga , se alguem souber algo poste aqui.

    ResponderExcluir
  6. sou ogã tenho esté malandro zé pilintra valentão
    alguem sabe algo sobre ele por favor posta para mim realmente mulheres ñ falta tenho tantas q é até dificil para esconder mais ultimamente estou ficando sem dinheiro tenho fazer algo alguem para mim ajuda oq devo fazer ?:

    ResponderExcluir
  7. tenho esté malandro zé pilintra valentão como
    devo trata dele sou ogã ..
    observo q ñ fico sem mulheres mais gandaia é muita que estou ficando sem dinhero si quizer mi ve ñ precisa preocurar estou na mesa de barado rodeado de mulher é nome agora vou dizer sou zé pilintra valetão vem aqui pra vc ver rsrsrsrsrsr?
    com seu terno branco com sua bengala na encruzilha seu zé pilintra ele da gargalhada .o zé quando for para alagoas toma cuidado com balanço da canoa o zé faça o q quizer só ñ maltrate o coração dessa mulher ..e catinbo ?

    ResponderExcluir
  8. ola se a historia e verdadeira ou nao a respeito cm se foce pois tenho profumda admiraçao pela a emtidade na qual sou muito devoto e facinado pelas suas historias e lendas gostaria muito em saber mais sobre seu ze pilintra porq cm todo malandro sempre tem alguma coisa nos encinar

    ResponderExcluir
  9. Meus colegas, a realidade é que: Existem várias falanges de Zé Pelintra. Dentre elas: Zé Pelintra do Cabo, Zé Pelintra dos Anjos, Zé Pelintra das Almas, Zé Pelintra da Lapa, Zé Pelintra da Estada...
    Cada falange tem sua própria lenda. São homens que tiveram uma história de vida muito semelhante a de Zé Pelintra: fanfarrões, beberrões, mulherengos, sempre envolvidos em brigas, etc. Geralmente, morriam assassinados por amantes, por homens destas, ou ainda, por amigos traidores. Assim sendo, após desencarnarem, receberam auxílio espiritual e assumiram a falange de Zé Pelintra. Tem o direito de falar em nome deste, porém, tem sua prória história de vida e de morte.
    Espero ter esclarecido algo.
    Epa as Almas! Salve seu Zé!

    ResponderExcluir
  10. O cidadão o certo é "quando for para a lagoa,tome cuidado com o balanço da canoa

    ResponderExcluir
  11. Michel das almas.assim sou conhecido por trabalhar com o grande guia zé pilintra das almas, desde os meus 16 anos.Já fui muito criticado e mal falado, por tolices de pessoas com baixo conhecimento, e que não sabem diferenciar o guia do aparelho. Acho muito lega que possam ter muitas historias diferentes de um grande mito, como o eterno amigo Zé pilintra o malandro verdadeiro.

    ResponderExcluir
  12. Bom isso exatamente , não é a história verdadeira de zé pilintra , porque na verdade zé pilintra morreu pelas costa porque ninguem tinha coragem de enfrenta-lo na frente porque jogava capoeira e ele mesmo contou pra mim. ! e ele nasceu na bahia e foi criana do no Rio de Janeiro. :)

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de saber a respeito do Zé Pelintra da Calunga.Se alguém tiver alguma informação.

    ResponderExcluir
  14. são tantas histôrias e lendas que confunde,não sabemos qual é a verdadeira,mas trabalho com esse guia,e ele ja me provou que existe,mostrou quem ele é e do que é capaz,mas uma coisa eu tenho certesa,nunca encotraremos o fundamento.pq quando chegamos perto de uma conclusão logo vem uma contradissão.

    ResponderExcluir
  15. olá,sou Gabriel....são tantas histôrias e lendas de ze ,que é dificil dizer qual e a verdadeira,isso tudo que diz a escrita,eu penero,o que me serve eu cato oque não eu descarto. Mas a minha opnião e que,como nós temos o nosso lado desconhecido (segredos próprios que guardamos,desconhecidos p/ os demais),os guias tambêm tem seus mietérios que desconhecemos. Costumo dizer que eles nos conhece,nós pouco deles sabemos. Bom,mesmo assim digo e insentivo todos a ler,porquê sábio não é aquele que sabe e sim aquele que aprende dia após dia......

    ResponderExcluir


  16. Meu professor de historia nascido criado e formando em Pernambuco, onde é adepto a religião ele e sua família. Trabalharam na sua sua história por anos e sua pesquisa recente é q seu nome é José Pedro Lima Trabalhador... da onde vem o Zé Pelintra. Sim nasceu em Pernambuco mas nasceu na época do ventre livre, onde ele nasceu livre. E é uma entidade totalmente moderna e atualizada. E sempre foi fera em baralho q na época era da onde tirava seu maior sustento. Daí vem a boêmia e o resto já sabem, não mancava e dançava bem. Mas é história né, na dúvida vamos perguntar a ele msm o próprio Zé

    ResponderExcluir

Postar um comentário