MENTORES ESPIRITUAIS E/OU GUIAS ESPIRITUAIS

Mentores/Guias Espirituais

Veremos agora alguns de nossos mentores espirituais como segue:

Baianos – espíritos que viveram na Bahia e no nordeste em geral, de grande força, atendem aos irmãos minimizando seu sofrimento.

Boiadeiros – espíritos de vaqueiros, boiadeiros, chefes de comitiva, que fizeram sua passagem para o mundo espiritual, de grande firmeza atuando com o conhecimento de folhas, mel, entre outros.
Caboclos – espíritos de índios das tribos brasileiras espalhadas por todo continente. Existem correntes filosóficas dividindo este item em dois, caboclos estradeiros (baianos e Boiadeiros), e caboclos de pena (Sete Flechas, Pena Branca, entre outros) atuam nas matas.

Crianças – espíritos de pequenas crianças brancas ou negras, que atuam nas praias, nos jardins, de grande força e com um poder muito grande de conseguir o que quer em favor dos irmãos.
Ciganos – espíritos andarilhos, de ciganos, com grande conhecimento da medicina astral, gostam de bons vinhos, cigarrilhas, excelentes dançarinos, jogam cartas, e são muito festeiros, fazendo grandes fogueiras para suas festas. Gostam de brincos, moedas antigas e outros adornos. Usam também bons perfumes, falam em espanhol ou romanez.

Marinheiros – espíritos de marítimos, comandantes, moços de convés ou piratas, atuam na beira do mar, e apresentam-se com passos tortuosos, pois dizem que é o "tombo do navio".

Pretos-Velhos – espíritos escravos de negros africanos, com toda sabedoria trazida consigo. Utilizando tocos para sentar, café amargo ou doce, cachimbo, rezas e mirongas. Todo preto-velho tem um capangueiro (Exu) que é seu ordenança, sempre aguardando suas ordens. Povo de muita força e magia .

Povo D’Água – espíritos de grande força e mistérios, não falam e apresentam-se com bailados e cânticos misteriosos. Outras Guias como as Sereias, serpenteiam no chão, como se estivessem dentro d’água. Observamos neste momento, que os santos, guias, que vieram da áfrica com os escravos, que são cultuados hoje em todos os terreiros, são representados por imagens brancas, tão somente pelo sincretismo; que comparou os orixás com os santos católicos. Esclarecendo que, os orixás não são somente loiros de olhos azuis, também são negros, mulatos, asiatico, etc.

Exus – espíritos de grande força, comandados por uma hierarquia, porém, as camadas mais baixas, sem doutrina, requisitam presentes (obrigações, despachos) tentando subir na luz. Alguns grupos dizem que é da esquerda ou direita, porém, são entidades de luz que merecem todo nosso respeito.
OBS:
Kiumbas – espíritos que ainda não tem consciência do seu estado, espíritos atrasados, que aproveitam da oportunidade para atuares como encosto nos irmãos, transmitindo-lhes uma série de problemas.

Comentários