O QUE SABEMOS A RESPEITO DA FALANGE DOS EXUS?

O que sabemos a respeito de Exu e Pomba Gira

Na mistica ironia do poder sacrilego de evocacoes, elegeram por erronea criacao e deram sabor proibitivo as entidades que conhecemos por Exus e Pomba-Giras, na Espiritualidade. Se no temor que possa existir, dado por pessoas leigas, deixe agora nosso povo de rua, que os conclamemos nessa pequena homenagem.

E mister se compreender que sao espiritos, buscando a elevacao; somente trabalhando e praticando o bem, e que eles se elevam. A Umbanda evolui e se apresenta culta, atual, superando os tabus e as crendices que marcaram seus primordios. Nao mais se pode aceitar Exu e Pomba-Gira com aspectos aterrorizantes, fantasmagoricos ou imorais, pelo contrario e ai estao os mediuns videntes a atestarem a presenca desses Exus e Pomba-Giras.

Elas, se apresentam em trajes multicoloridos, podendo ser Ciganas, Senhoras de porte Aristocratico ou mulheres apenas comuns de porte vulgar, dancarinas populares de tabernas, enfim, amando a alegria e a noite. Porque nao chama-las de espiritos eternos das noites felizes??

E os Exus? Poderao ser os mais masculos homens, trazendo porem, em seu cavalheirismo, seu modo eloquente de falar, o encanto de conquistadores inconquistaveis; que na passagem terrena, tenham sido musicos, poetas, pintores, medicos, enfim, acima de tudo boemios amantes da liberdade. Quem poderia agora narrar o seu silencio?

Exu e Pomba-Gira, entidades nao compreendidas, buscam uma evolucao espiritual.

Nosso amigos em evolucao - Exu e Pomba Gira.

Como deixar de trata-los de amigos, quando eles nos dão tanto alento, quando da necessidade de proteção, quando na imperiosa carencia de apoio espiritual, ate mesmo material, que temos?

Nos, que aqui neste mundo ainda estamos, por nao termos evoluido tanto quanto eles, nos revoltamos deveras, quando alguem se refere irreverentemente ao querer fazer comparacoes de um mal carater, dizendo: "Ele estava com Exu, por isso aquela falta de compostura, aquela furia". Quando da parte feminina, alguem se apresenta ridiculamente trajada, ridiculamente mal maquilada, ou ate mesmo portando-se mal, ouve-se leigos e insinuantes que: "A Fulana estava com a Pomba-Gira", ou por despeito, quando alguem tem um charme a mais.

Queremos aqui esclarecer, de uma vez por todas e pedir aos seguidores de nossa crenca, que nos ajudem, que procurem entender que, um Exu ou uma Pomba-Gira, pertencem a varias categorias de espiritos, descendentes de diversas cidadanias, como tambem quando aqui estiveram (nao diremos, quando viveram, porque eles mais do que nos, estao vivos, mais vivos do que antes, pois o espirito e imortal), de diversas camadas sociais. Nao podemos no entanto, fazer confusoes, que espiritos perturbadores, nada mais sao do que infelizes quiumbas, na maior profundeza da negatividade.

Vamos tratar deste fascinante assunto, por etapas, dando alguns esclarecimentos, os quais nos sao dados por eles proprios, para que possamos entender melhor a sua funcao, junto a espiritos evoluidos, a guias superiores, como nos protegendo, como nos levando a possiveis realizacoes.

Para que construamos um castelo, precisamos de bases solidas, para que o mesmo se sustente, sobre elas. Assim queremos atingir ao alto da torre deste castelo, sabendo por que escadas galgar os degraus, que nos levam ate ela. Facamos de conta que estamos entrando num mundo desconhecido, mais muito semelhante ao nosso. Um lugar onde as necessidades ainda se fazem sentir, por raizes profundas de sentimentalismo, de atracoes, e por evolucoes lentas, que nao se deixam apagar tao logo.

Os espiritos que nos cercam, para nos proteger, os quais manifestados por intermedio de mediuns de incorporacao, os conhecidos Exus, as alegres Pomba-Giras, fazem uma maneira mais quente de compreensao, porque com eles nos afinamos, como amigos terrenos. As falanges sao compreendidas de milhares deles, mas nem por isso deixam de trazer seu nome em particular, quando quiserem se manifestar isoladamente, para que com maior facilidade, os possamos localizar.

Na maioria dos casos, nao entram neste particular, por humildade, nao podendo muitas vezes revelar sua antiga identidade por motivos que dentro da parte espiritual, devem esquecer, tendo assim uma oportunidade de evoluirem mais rapidamente, despindo-se muitas vezes de sua vaidade. Temos entre eles, Reis, Rainhas, Condes, Princesas, Damas da Corte, Cientistas celebres, Medicos, Cirurgioes, ate mesmo simples operarios que tambem se agrupam numa so falange, juntamente com escritores, artistas plasticos, musicos, auto-didatas, boemios, seresteiros, poetas, lavradores, camponeses, escultores e por ai a fora.

Os grupos que se destacam com maior frequencia dentro dos terreiros de Umbanda, principalmente, sao os chamados Exus de Encruzilhada e os de Cemiterio, assim como os Exus de Ambiente, como sendo os da Natureza; estes, por sua vez, trabalhando nas mesmas falanges e forcas espirituais, juntamente com nossas queridas Pomba-Giras. Como em cada País se fala um idioma diferente, e obvio que terao eles de mudar de nome, para suas falanges, para que melhor possam ser compreendidos.

Precisamos saber, sob que linha, esta o comando principal de nossa cabeca, para que possamos saber em qual delas melhor se afinarao nossas entidades, Exu e Pomba-Gira; depois de descoberto, melhor poderemos entender, como colocar suas atracoes e imãs, nos seus devidos ambientes, observando as vibracoes mais fortes, pelas cores e sons, os pontos riscados que sempre nos indicam a qual delas pertencem, embora possam entrar em qualquer linha. E de uma tonica comum, o uso das cores Vermelho e Preto, para se denominar ou conhecer Exus e Pomba-Giras de Encruzilhada, assim como o Branco e Preto ou Preto e Amarelo, para os de Cemiterio ( Calunga ). Na verdade, isso nos causa um pesar profundo de falta de imaginacao, ditado por tradicao comoda, dentro de uma parte espiritual, tao necessitada de auxilio, onde principalmente a videncia, deveria ser mais apurada.

Nos que temos a videncia com frequencia, podemos afirmar que sob aquele traje, rude e feio, de mal gosto a toda prova, muitas vezes, esta um espirito dotado dos mais classicos a ate mesmo luxuosos trajes e nem por isso, ele deixa de trabalhar com seu medium receptor. Nao poderiamos, em plena epoca atual, nos trajarmos da mesma maneira que elas se nos apresentam, por dificuldades financeiras muitas vezes e por questoes obvias de ambiente. Todavia, algumas entidades, pedem pequenos detalhes, nunca em exagerado toque, pois sabem elas, que dentro de uma casa de caridade, isto seria uma disputa muito grande, deixando que a vaidade do medium, talvez o atrasasse dentro do setor de trabalho. Mas nem por isto, precisamos deixar de agradar, se for de nossas possibilidades, como prova de carinho, de dedicacao, a estas Entidades que temos tanto apreco.




Direitos Autorais Reservados Créditos deste texto:
Autor: Babalorixá Paulo Newton de Almeida
Fonte: Livros: Magia e Iniciação, do autor - Transcrito do Original

Comentários