RITUAIS UMBANDISTAS

Charutos e Cachimbos: Assim, à primeira vista, pode parecer incoerente uma entidade de luz "fumar" um cachimbo ou charuto. E seria, se realmente fumassem. Mas não fumam. O q fazem é utilizar os elementos das ervas, juntamente com o elemento ígneo (fogo) e aéreo (ar, para desestruturar larvas, miasmas e bactérias astrais q muitas vezes estão presentes na aura - para simplificar - do consulente. É como se fosse uma defumação dirigida. O uso deste material ainda é imprescindivel na maioria do Terreiro. É, caro irmão de fé, nossa Terra ainda é um grande hospital e, para cada doente, há um tipo de remédio.

Guias e Talismãs: As guias são escudos de defesa - como pólos de irradiação ou pára-raios - q impedem o médium de ser atingido por vibrações pesadas, por conter elementos naturais de atração e repulsão de cargas negativas. Os Mentores nos ensinam q, pelo fato de os espíritos momentaneamente encarnados e, mesmo alguns desencarnados, não conseguirem enxergar as Entidades, dirigem toda classe de pensamentos aos médiuns, sobrecarregando-os. O uso das guias de vibração é de inestimável valor aos médiuns. Diferentemente dos Talismãs, as guias são usadas apenas nas consultas e nos trabalhos espirituais. São feitas de materiais encontradas na natureza e em quantidades e qualidades definidas pelos Mentores, a depender da necessidade do médium. Os materiais usados são os q compõem os 3 reinos da natureza (o Vegetal, o Mineral e mais raramente o Animal - búzios, conchas, etc -). As peças de uma guia devem ser múltiplos de 3, 7 ou 9. Para montar uma guia deve-se estar tranqüilo e num lugar calmo. Os Talismãs por sua vez, são de uso diário e, quase sempre, confeccionado de maneira personalizada. Ambos, porém, precisam ser imantados, pois do contrário, servirão apenas como enfeites. Desta forma, as guias e talismãs reforçam a aura da pessoa q o utiliza, vitalizando-a com energias positivas e tornando-se escudo repulsivo de cargas negativas.

Roupas Branca: Dentre várias explicações, destacamos as mais coerentes para o uso da roupa branca. O branco é a cor de Oxalá, q é o regente da fé no ritual de Umbanda, logo, como a fé é o mistério de religião por excelência, o plano astral tem estimulado o uso de paramentos brancos. o simbolismo da veste branca é bem visível, além de permitir a uniformidade da corrente mediúnica. O branco é uma cor irradiante, não absorve energias negativas do ambiente nem das pessoas, também simboliza limpeza, pureza e paz, além de proporcionar aos médiuns uma sensação de leveza. O branco também favorece a mente, estimulando pensamentos puros e sublimes. Pelos motivos citados verificamos a importância do uso da roupa branca nos Centros de Umbanda. Assim sendo, o médium deve zelar por sua roupa, guardando-a separadamente das outras. A lavagem também deve ser feita separadamente. O médium jamais deverá ir ao Centro vestido com a roupa da Gira, mas sim vesti-la quando chegar ao Centro.

Assovios, brados e pontos cantados: Freqüentemente vemos as entidades emitir certos assovios e brados, assim q incorporam ou quando estão dando um passe. No caso, os brados emitidos no momento da incorporação, são como mantras, palavra vibrada q canaliza para o médium certa classe de energia, dependendo da linha da Entidade atuante, q se misturam à aura do médium, equilibrando-o, regularizando o fluxo e equilibrando os chacras principais q serão utilizados na incorporação, permitndo q o Mentor possa atuar claramente no aparelho. Os assovios não são diferentes, as Entidades da Sagrada Corrente de Umbanda conhecem bem a magia do som ou a doutrina mântrica e a utilizam segundo a necessidade e a tônica vibratória a q pertencem, tudo visando promover a harmonia dos espíritos por Elas tratados. Assim, quando virem uma Entidade bradando ou assoviando, já saberão q ali está ocorrendo uma terapia e q, portanto, há ciência e fundamento. Os pontos cantados, comuns nos Terreiros, sejam de quaisquer graus, são mantras codificados, q expressam a fé, o misticismo e a magia. Os pontos cantados são verdadeira preces e invocações, q geram energias positivas, facilitando a incorporação e induzindo todos à espiritualidade. Procure entoar os pontos cantados adequadamente, sentido-os e não apenas cantando-os, sinta-os em sua alma.

Palmas: Se cadenciadas e ritmadas, as palmas criam um amplo campo sonoro cujas vibrações agudas alcançam o centro da percepção localizado no mental dos médiuns. Com isso, os predispõem a vibrarem na mesma sintonia.

Estalar os dedos: Uma das explicações para o "estalar dos dedos" das Entidades é a ativação do chamado Monte de Vênus - aquela parte gordiha da mão - ligada à sensibilidade. Assim, quando estalam os dedos, as Entidades estão, em verdade, impulsionando o corpo astral do médium, facilitando e ajustando-o para a incorporação, e mesmo manipulando determinadas correntes em benefício do aparelho mediúnico ou do consulente. Um mecanismo bastante conhecido ocorre quando as Entidades batem no peito. Fazem isso no plexo cardíaco, ativando o núcleo de energia da região e visando equilibrar emocionalmente o médium. ATENÇÃO: as batidas no peito - ou em quaisquer outras regiões - são fracas e nunca devem machucar ou deixar avermelhado o corpo físico. Pode acontecer, às vezes por vaidade ou pouca doutrina, q o médium se exceda, o q não parte absolutamente da Entidade e sim do médium.

Os pés descalços: Em muitos Terreiros de Umbanda todos os médiuns e consulentes entram de pés descalços para q haja a desimpregnação (limpeza) das correntes negativas - o chamado "efeito terra" ou de descarga. A terra é um absorvente natural de cargas energéticas, e por isso facilita na limpeza da pessoa q está sendo assistida. Esse é um dos motivos pelo qual alguns Terreiros são de terra batida, cobertos com areia de praia ou com folhas. Também não podemos nos esquecer q os sapatos trazem sujeira da rua, não só física como eventualmente astral.

Defumação: É a queima ritualística de certas ervas ou essências sólidas. Na verdade, a defumação, produz efeitos surpreendentes. Temos o hábito de dizer q a defumaçaõ neutraliza, dissipa e limpa do corpo físico aquilo q "água e sabão não tiram". Sim, pois a higiene física é indispensável, mas a defumação interpenetra o campo astral, o campo mental, a aura, purificando-o, limpando-os, trazendo o equilibrio e a harmonia do corpo e da mente.

Oferendas: é, antes de tudo, magia e não apenas o simples ato de agradar, presentear ou louvar uma Entidade ou Orixá, as oferendas estão ligadas às forças da natureza e, por isso, quando é feita, oferta-se aos Orixás, Elementares da natureza e/ou às suas Entidades. As oferendas têm alto poder energético e o indivíduo q a faz é vitalizado pelos Orixás, Elementares e suas Entidades. As oferendas devem conter elementos LÍQUIDOS, SÓLIDOS E GASOSOS. Os líquidos podem ser determinadas bebidas leves, os sólidos são aqui representados pela própria oferenda em si, tal qual também uma fruta, vegetal, etc, os elementos gasosos são representados pela evaporação, como o fumo em forma de charutos e cigarros. Outro elemento importante é o ÍGNEO, representado pelo fogo da chama das velas. O irmão de fé não pode confundir oferenda com sujeira e baixa vibração, devemos respeitar as leis da natureza, evitando fazer oferendas q contenham SANGUE OU ANIMAIS MORTOS. Isso agride a natureza e não reverte em boas vibrações ao médium. Existem lugares apropriados para a entrega das oferendas.

Comentários