SINCRETISMO RELIGIOSO, AINDA PRECISAMOS?

O sincretismo pode até ser uma cultura na umbanda... mas não acho importantissimo!!!

Muitos sabem q existem co-relação das cores com as forças dos orixás, temos até algumas ramificações q fazem por demais o uso das cores... e tb usamos determinada cor para determinado orixá nas guias... isso é padrão!!!

Então já me baseio nisso para dizer q o sincretismo hoje em dia, em vez de ajudar até atrapalha... vemos muito por ai - médiuns, consulentes - q em dia de festa, como por exemplo p/ Oxosse se vestirem de vermelho por causa do sincretismo de são sebastião, mas todos sabemos Oxossi não possui a cor vermelha na sua força (alguns caboclos sim) mas o orixá não...

Outra: Em festa de Ogum todos vão de vermelho, ok! isso ta certo! mas Ogum não tem só a cor vermelha no seu fundamento, tem tb o azul e o verde... mas aparece com essas cores em certos terreiros, vão dizer q vc ta se confundindo... Tenho uma camisa do orixá Ogum, mas só p/ ousar, pedi o desenho numa camisa de cor azul, vc não imagina o bafafa no meu Centro...

Por isso q digo q o sincretismo já não é tão importante hoje em dia!!!

E ainda atrapalha, pois muitos sem o estudo sobre nossa Umbanda, dizem batendo o pé firme q Oxosse é aquela imagem do santo católico São Sebastião... Q Ogum se apresenta de capa e armadura, de capacete (q bonitinho!) por causa de São Jorge, muitos vão pensar q sou contra o catolicismo, pelo contrario, sou devoto de São Jorge, mas sei separar o q é Santo Catolico e o q é Orixá.

SINCRETISMO NA UMBANDA

“Quanto ao sincretismo umbandista/católico, compreendemos, perfeitamente, a natural simpatia e respeito que a nossa gente tem para com a religião dos nossos avós. Mas, entronizar, nos congas, os chamados santos católicos, que lá se representam um certo poder que não pode, é inadmissível na atualidade. Reputo isso, de mancebia velhaca, admitida por cérebros acanhados, arcaicos, esclerosados e que acima de tudo, não tem coragem de confiar nos seus verdadeiros deuses, os orixás de Umbanda.

Na verdade, o sincretismo assumido pela Umbanda é com o Cristianismo, bebendo humildemente as primeiras águas, puras e cristalinas, do “amai-vos uns aos outros” e de “fora da caridade não há salvação”, essências críticas emanadas do poder maior. Não devemos nunca confundir sincretismo com influências.”

*PALAVRAS DE OMOLUBÁ* Autor de vários livros umbandistas.


FAÇO DESSAS MINHAS PALAVRAS.



Este abaixo é o orixá Xangô... Na Umbanda sabemos q os Orixás são forças da natureza, não tiveram vida em terra, não foram humanizado, já no Candomblé, eles acreditam q os orixás tiveram vida, foram ser humano, e essa seria a imagem de Xangô.



Este abaixo é o Santo Católio São Geronimo, reparem q não tem nada haver com o Orixá Xangô, unico elemento q poderia ser comparado a Xangô, seria a pedra e só.




Este abaixo é o orixá Ogum, repito para a Umbanda Orixá não tem forma humana, é energia da natureza, sendo energia não poderia ter a forma humana.




Reparem se o santo catolico São Jorge abaixo tem alguma coisa parecida com a imagem do orixá Ogum... Tirando a espada.

Comentários