Pular para o conteúdo principal

Devemos compreender as funções


Devemos compreender as funções

Mônica Caraccio

Axé pessoal! Acabou o período de quaresma, a comemoração da Páscoa e percebo que muitos umbandistas ficam confusos com datas como estas que são de cunho católico. A Páscoa, por exemplo, comemora a ressurreição de Cristo, bem diferente da visão de reencarnação que nós umbandistas temos da vida pós-morte.

E em meio a essa confusão, quero compartilhar com vocês uma mensagem de Páscoa que recebi por e-mail de uma amiga da faculdade que é missionária de uma congregação religiosa católica chamada ‘Instituto Missionários da Consolata’:
“A Páscoa representa a vitória da vida sobre a morte, o sacrifício pela verdade e pelo Amor. Jesus de Nazaré demonstrou que não se consegue matar as grandes ideias renovadoras, os grandes exemplos de Amor ao próximo e de Valorização da Vida.A Vida só pode ser definida pelo Amor, e o Amor pela Vida.Foi por isso que ELE afirmou que veio ao mundo para que tivéssemos Vida em abundância, isto é, Plena de Amor”.

Acredito que essas palavras são  altamente explicativas e claras quando a questão é ‘o que significa a Páscoa’ e ainda ajudam qualquer um – seja católico, espírita, umbandista, etc – como vivenciar a Páscoa, independente de vertente religiosa, ou ainda, livre da instituição “Igreja Católica Apostólica Romana”.

Penso que entender o sentido das afirmativas ‘vitória da vida sobre a morte’ e ‘sacrifício pela verdade e pelo Amor’ é no mínimo uma bela inspiração para todos nós, da mesma forma que é grandioso relacionar a crucificação e morte de Jesus com ‘ideias renovadoras’ e suaressurreição com a demonstração de que não se consegue ‘matar’ as grandes ideias, os grandes exemplos de Amor ao próximo e o de valorização da vida.

Desculpem ser repetitiva, mas, para mim, essa forma de ver a crucificação, morte e ressurreição de Jesus é extremamente forte e expressiva. Um contra ponto a qualquer ideologia piegas e que me faz afirmar, mais uma vez, que fazer proselitismo religioso ou discutir qual religião é melhor, é uma grande perda de tempo, de aprendizado e de oportunidade.

Devemos compreender que as funções das religiões sâo, entre tantas coisas, trazer respostas às nossas aflições e ensinar o sentido da fé, do amor e da bondade, e para isso, pouco importa se o ponto de referência, se o exemplo humano, é Jesus, Oxalá ou Buda – por exemplo. Pouco importa se é Domingo de Páscoa, Festa de Ogum ou Festa das Flores (Hanamatsuri) – por exemplo. O que vale mesmo é o significado, o sentido e o poder de transformação que alcançamos com tão inspiradores exemplos.

Portanto, com esse olhar e aprendizado, quero desejar a TODOS Feliz Páscoa, TODOS os dias. Quem sabe assim revivenciaremos diariamente tais imortais ideias.

Ah, não posso deixar de dizer que ao compreender, respeitar e tentar cumprir o mandamento de Cristo “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo” me faz uma umbandista cristã, ou seja, uma umbandista que acredita em Jesus Cristo e na sua grandiosidade e importância. E mais do que isso, penso que Jesus foi o MAIOR e o MAIS CONVICTO médium que já existiu, um grande exemplo para todos os umbandistas, afinal, Ele curou, rezou, aprendeu, ensinou, se sacrificou e morreu por ‘simples’ Inspiração Divina.

Comentários