Quem é capaz?


Quem é capaz?

Mônica Caraccio
Axé a todos! Em algumas postagens anteriores comentei sobre a importância e a força da fala, afirmei o quanto a fala tem poder e o quanto é sagrada para os africanos iorubas que têm suas estruturas religiosas baseadas pela oralidade.

Pois bem, hoje quero provocar uma reflexão sobre a importância de ouvir, ou melhor, de escutar. Ouvir é a capacidade de perceber o som, já Escutar é a capacidade de ESTAR ATENTO para perceber o som, coisas bem diferentes, não é mesmo?

Escutar é algo ativo, uma ação que está relacionada ao ‘querer’ – querer ouvir, querer perceber, querer saber. Ouvir é algo natural e passivo, é como respirar e muitas vezes nem percebemos seu movimento, sua atuação, forma e função. Ou seja, muitas vezes não damos atenção para oque ouvimos, para os sons que entram em nossa mente, consequentemente ouvimos demais ou nada ouvimos, quase sempre sem nenhuma capacidade de discernir, de separar o joio do trigo ou de relacionar com a verdade.

É tão comum o desejo de respostas e de soluções para nossos problemas que não conseguimos escutar a solução. Deixamos as perguntas martelar nossa mente, nos ocupamos excessivamente conosco mesmo e falamos descomedidamente coisas desnecessárias que não deixamos espaço para o Escutar, para o Novo, para a Resposta propriamente dita.

Esse pequeno conto (desculpe, mas não conheço a autoria), pode ajudar o entendimento dessas colocações:
 
Certa manhã, meu pai, muito sábio, convidou-me a dar um passeio no bosque e eu aceitei com prazer. Ele se deteve numa clareira e depois de um pequeno silêncio me perguntou:

Além do cantar dos pássaros, você está ouvindo mais alguma coisa? 


Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi: - Estou ouvindo um barulho de carroça.

- Isso mesmo, disse meu pai, é uma carroça vazia. 



Perguntei ao meu pai: - Como pode saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos? 


- Ora, respondeu meu pai. É muito fácil saber que uma carroça está vazia por causa do barulho. Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que faz.

 Afirmo com tranquilidade, se pararmos um pouco para escutar, nos surpreenderemos com as inúmeras vezes em que as ‘respostas’ nos são dadas, nos espantaremos com a forte influência que os sons têm sobre nossos sentidos e nos abismaremos com o falar, com o sentimento e com as necessidades do outro.

Saber ouvir escutar é uma das colunas da felicidade. Escutar é perceber nosso universo, nossa real necessidade e realidade, da mesma forma que é perceber o Outro, assim, é um dos caminhos para se conquistar a Paz, tanto interna como externa. É o meio para se conquistar o bom relacionamento e para boa convivência, mesmo porque, relacionamentos sem comunicação, sem a capacidade de ouvir, estão destinados ao fracasso, à briga e ao desconforto.

Rubem Alves ainda nos faz pensar um pouco mais dizendo: “De todos os sentidos, o mais importante para a aprendizagem do amor, do viver juntos e da cidadania é a audição. Disse o escritor sagrado: “No princípio era o Verbo”. Eu acrescento: “Antes do Verbo era o silêncio.” É do silêncio que nasce o ouvir. Só posso ouvir a palavra se meus ruídos interiores forem silenciados. Só posso ouvir a verdade do outro se eu parar de tagarelar. Quem fala muito não ouve”. (‘Arte de Ouvir’, Rubem Alves – www.rubemalves.com.br)

Com toda experiência de vida adquirida e com a imensa responsabilidade espiritual que hoje tenho, posso afirmar que escutar os outros é algo que as pessoas de nível espiritual elevado sempre entenderam a importância, a exemplo podemos lembrar de Chico Xavier ou até mesmo de Jesus Cristo que marcaram a humanidade pelo “simples” fato de escutar.

Enfim… Escuta-se com o silêncio, com a respiração, com a aceitação, com os olhos, com as mãos, com o corpo e com todas as células do corpo, inclusive com os ouvidos… Escutar é uma arte, é mais que ouvir e mais que estar na frente de alguém, é uma capacidade que precisa ser desenvolvida constantemente e que exige esforço, treino, determinação e bem querer.

A arte da escuta é algo divino

*** Osho ***
Se você puder escutar corretamente,
aprenderá o segredo mais profundo
da meditação.
Ouvir é uma coisa, escutar é totalmente
diferente; são mundos separados.
Ouvir é um fenômeno físico; você ouve
porque tem ouvidos.
Escutar é um fenômeno espiritual; você escuta
quando tem atenção, quando seu interior
se une a seus ouvidos.
Escute os sons da natureza e da mesma
forma escute as pessoas.
Escute sem impor coisa alguma ao que
você está escutando – não julgue,
pois no momento em que você
julga, a escuta cessa.
Uma pessoa realmente atenta permanece
sem tirar conclusões, nunca conclui
sobre coisa alguma, porque a vida
é um processo, não se esgota
no seu julgamento.
Somente os tolos podem concluir;
o sábio hesitará ante as
conclusões.
Escute, portanto, de uma forma aberta,
atenciosa, alerta e receptiva.
Simplesmente esteja presente,
totalmente com o som que
o circunda.
Você ficará surpreso, pois perceberá
que está realmente escutando e,
ainda assim, haverá silêncio.

Osho, em “Osho Todos os Dias – 365 Meditações Diárias”

Comentários